top of page

A biografia de Marcelo Candido esta profundamente enraizada na história do município de Suzano, na região paulista do Alto Tietê. Nasceu em outubro de 1969. Desde criança já mostrava interesse por temas relacionados à cidade, como urbanismo, gestão e políticas públicas. Em 1983, ingressou na Guarda Mirim, o que o levou a trabalhar na Câmara Municipal de Suzano já no ano seguinte. 

Alguns anos depois, em 1988, José Candido, pai de Marcelo, foi eleito vereador pelo PT. Marcelo servia o exército, e voltou ao Legislativo Municipal em 1989, quando foi convidado a trabalhar como assessor legislativo da Bancada do PT na Câmara Municipal de Suzano. Antes, porém, teve que passar por uma sabatina para evitar qualquer suspeita de nepotismo, e por ter larga experiência na Casa, o retorno dele foi aprovado por unanimidade.

Depois disso, José Cândido foi eleito vereador da cidade de Suzano por mais dois mandatos (cumpriu três, no total). Em 2007 assumiu mandato como deputado estadual na Assembléia Legislativa de SP e em 2010 foi reeleito. Mas faleceu antes de terminar  a legislatura, no começo de  2012.

Com a legalização dos grêmios estudantis, em 1985, Marcelo foi eleito secretário do Grêmio da Escola Estadual Geraldo Justiniano de Resende e Silva. Essa experiência ressaltou nele o talento e a paixão pela Política.

A partir de  1993, como estudante do curso de Geografia no Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), foi presidente do Centro Acadêmico no Campus de Rio Claro. Mais tarde, em 1997, ingressou no curso de mestrado em Planejamento Urbano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB) e, em 2001, iniciou pós-graduação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). Fez ainda o curso em Gestão Estratégica de Municípios na Universidade de Campinas (Unicamp), já quando prefeito de Suzano, em 2006.

MARCELO TEVE DESTACADA MILITÂNCIA SOCIAL EM SUZANO, TENDO PARTICIPADO DA SOCIEDADE AMIGOS DE BAIRRO DO JD. REVISTA, DA COMUNIDADE KOLPING E DO MOVIMENTO NEGRO SIM

Enquanto estudante de Geografia na UNESP, associou-se à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), indicado pelo geógrafo e professor Dr. Aziz Ab`Saber. A primeira vez que Marcelo disputou uma eleição foi em 2000, como candidato a prefeito de Suzano. Entre cinco candidatos, ficou em segundo lugar com mais de 40% dos votos. Em 2002, foi eleito deputado estadual com a maior votação da região do Alto Tietê Cabeceiras. Como deputado, foi vice-líder da bancada do PT e membro da Comissão Permanente de Assuntos Metropolitanos da Assembléia Legislativa.

Marcelo Candido elaborou vários projetos importantes para o Estado de São Paulo e propôs medidas legislativas inscritas nos anais do Legislativo Paulista. Enquanto cumpria o primeiro mandato como prefeito de Suzano, assumiu a presidência da Associação dos Municípios do Alto Tietê (AMAT), período em que foi responsável pela transição que a transformou em Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), entidade que tem como objetivo elaborar políticas e estratégias para o desenvolvimento da região. 

EM 2004, VENCEU A ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE SUZANO COM 48% DOS VÁLIDOS, FEZ UM EXCELENTE MANDATO E FOI REELEITO EM 2008 COM 52% DOS VOTOS VÁLIDOS

Marcelo Candido foi também presidente, por dois mandatos, do Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê Cabeceiras --grupo responsável pela apresentação do Texto-base da Lei Específica da Bacia, que posteriormente foi apresentado ao Governo do Estado de SP e sancionada em 2015.  Propôs, ainda, o protocolo de proteção da bacia, inspirado no “Protocolo de Kyoto”, com medidas de médio e longo prazos para os municípios cumprirem as metas nas áreas de proteção e recuperação ambiental, mediadas, sobretudo, por políticas habitacionais e de saneamento ambiental.

"O AMOR PELA CIDADE DE SUZANO E O RESPEITO AS PESSOAS QUE VIVEM AQUI FOI A MAIOR HERANÇA QUE MEU PAI ME DEIXOU"

Terceiro filho do casal Laura e José Candido, Marcelo é casado com Brenda Máira Tiago Queiroz Candido e pai de Maria Clara Queiroz Candido. Como profissional  e gestor público, coleciona prêmios, entre os quais:

- Medalha de Ouro pela Academia Francesa de Artes e Ciências, pelos investimentos e inovações na área da Cultura do município.

- Segurança Alimentar (Prêmio Josué de Castro) pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

- Prêmio do Ministério de Minas e Energia com os melhores projetos de Iluminação Pública, a partir da implantação do ReLuz. 

POR CAUSA DO INTERESSE E DA PAIXÃO PELA GESTÃO PÚBLICA, MARCELO CRIOU, EM 2004, O MOVIMENTO "IDEIAS NO LUGAR", ACOMPANHADO DE ALGUNS GESTORES E ESPECIALISTAS, COM O OBJETIVO DE CONSTRUIR AS BASES PARA UM PROGRAMA DE GOVERNO LOCAL

Por meio desse movimento, a população foi convocada a participar de decisões e sugerir melhorias para a cidade de Suzano. Em reuniões presenciais, a população fez sugestões, avaliou as ações da prefeitura e debateu políticas públicas para a cidade. E esse Movimento renasce agora, em 2016, repaginado em plataformas digitais mobile e rebatizado de “Ideias para Suzano” dentro do mesmo ambiente que hoje se reconstitui como o “Espeço Ideias no Lugar”. Após deixar a prefeitura de Suzano em 2012, Marcelo foi trabalhar como diretor de uma empresa privada de Engenharia Ambiental na cidade de São Paulo.

MARCELO CANDIDO #MC2016
bottom of page